12 dezembro, 2008

De volta ao meu aconchego...

Gente voltei!!! E adivinha… Quero repeteco. Minha mãe quer me matar.
Meu contrato era de 7 meses, mas descobri que a minha data de desembarque era em pleno alto mar. Ou seja, eles iam acabar estendendo e eu iria perder meu Natal e fim de ano no navio, coisa que eu não estava disposta. Pedi para diminuírem meu contrato (é possível diminuir até 6 meses o contrato de assistente de garçom) e diminuíram bem... Trabalhei 6 meses e 10 dias exatamente. Eu adorei! Já estava exausta. Eu aproveitei demais. Voltei com a metade do dinheiro que havia programado voltar. Mas não me arrependo. APROVEITEI MUITO!!! Comi bem, passeei muito e ainda comprei umas coisinhas p/ mim e umas lembrancinhas para o Natal aqui de casa.
Agora vamos a realidade. Utility no Escape, ganha 200 Dólares a menos que assistente de garçom no primeiro contrato e faz as mesmas coisas. Primeiro contrato você até pode conseguir mudar de restaurante, mas todo mundo começa no restaurante 24 horas. La você tem diversas funções. Logo que chega, seu chefe já te direciona para qual delas você trabalhará. Têm aquelas funções chatas, com peso p/ carregar. E tem aquelas que você não faz absolutamente nada... Hahahaha... Tem umas funções bobas mas, necessárias que todos querem ficar, como: varrer o chão, polir pratos e talheres, enrolar talheres no guardanapo, ficar na torradeira, na estação de sorvete... E tem aquelas funções com zilhões de obrigações, como: a área de café, chá, leite e água; e a área de comidas quentes que em dias quentes e no horário que o restaurante lota é o bicho! Fora a temperatura que você tem que “tirar” de hora em hora.... Hahahaha! Eu coloquei em aspas, porque o termômetro fica lá, mas a temperatura mesmo a gente não tira. Tem que escrever qualquer coisa lá, bem organizado respeitando a linha de perigo de temperatura dos alimentos e pronto.
Garçom, ganha um tanto mais que assistente e se a pessoa já é garçon, é porque já passou por outros cargos, porque já começou de baixo e tal. Ninguém chega como garçom no primeiro contrato.
Gorjetas. Existem sim. Mas você tem que ter lábia e muita paciência, porque a maioria não da nada. Não neste restaurante. Nos outros os passageiros são regulares e sempre dão alguma coisa.
Comissão de bebida. Existe sim. Mas neste primeiro restaurante, p/ vender bebida, o chefe tem que te colocar na estação com a bandeja na mão recolhendo pratos e copos sujos. O que é bastante pesado. E seeeee... o passageiro quiser beber, você vende. Mas não é divertido e nem tão fácil. Considerando que você vai estar com uma bandeja suja na mão, tendo que limpa-la antes de pegar os copos, ir até o bar, passar o cartão do passageiro no computador, digitar mil e uma coisinhas que as vezes é chatinho e que nem sempre tem gente disposta p/ te ensinar ou ajudar. Ah! E tudo isso bem rápido, porque ninguém gosta de ficar esperando a bebida na mesa por muito tempo. E gente... Acorda, porque o que você ganha é 10% em cima do preço da bebida. Muitos passageiros tem um tal cartão especial em que eles pagam um valor simbólico pela bebida. Ou seja, você só perde tempo e ganha uns centavinhos. Mas se você for batalhador e estiver no pique da coisa, se convence que de grão em grão a galinha enche o papo e é feliz.
Salário. Saí daqui achando que ia ganhar até 1000 Dólares ou mais... Ilusão. O salário não chega nem a 800 Dólares redondos. E TODO mundo chega achando que vai ganhar mais. Todo mundo. Da dó. Gente, acorda. As agências estão desesperadas procurando gente p/ trabalhar nesse navio e eles inventam qualquer coisa para te convencer.
Agora, o Escape tem suas vantagens também. Nunca trabalhei em outros navios, mas sei que apesar de ser o que paga pior, também é o mais tranqüilo, apesar das 10 horas puxadas de trabalho todos os dias. Muita gente vem de outras companhias e não trocam o Escape por nada. Por ser pequeno, tem a vantagem de você conhecer todo mundo. Todo mundo mesmo. Você tem mais intimidade com os chefes e se você tiver o jeitinho brazuca de ser, pode até escolher os dias e lugares de off que você quiser. Eu descia todo dia gente, todo dia. Só não descia em alto mar porque não tinha uma lanchinha. hahaha... Se você está chateado ou quer desembarcar, você não é mais um, você é aquele "um" que vai fazer falta lá dentro. Então eles te respeitam um pouquinho mais.
Uma coisa importante. Island Escape e Island Star se separaram. Cada um é de uma empresa diferente agora. Uma confusão. O Escape agora é irmão de uns navios Tompsons da vida (minusculos). No dia que o navio foi vendido, foi aquele suspense. Todo mundo achando que ia perder o emprego. Teve reunião geral e os chefes e donos tentaram explicar um pouco, mas nem eles tinham certeza de nada.
Bom, vou parando por aqui. Para ter mais o que escrever depois. Hehehe...
Vou diminuir o tamanho de umas fotos e posto elas aqui também.

4 comentários:

robertodejesus disse...

Olá Sil, td bem com voce?
em primeiro lugar quero te desejar um feliz natal e um feliz 2009...esse seu blog esta ajudando muito em algumas dúvidas que tenho, moro em fortaleza e deixei currículo para embarcar nos navio da MSC. as turmas para o STWC começam agora em janeiro, para os embarques apartir de agosto de 2009...espero poder obter muitas informações dos cruzeiros e vc será um dos meus canais de informação!

beijos....

Bárbara Ottoni disse...

oi sil...meninaaaaaaaa
eu era do star..maior galera ta no escape agora...morro de saudade...mas eu to indo pra princecc por causa do meu filipino ...hauauhauauah
de uma passadinha no meu blog depois....bjo...

navegar é preciso sim...e viciaaaaaaaaaaaaaaaaa

Bárbara Ottoni disse...

pois e...
no meu blog tem todas as etapas q eu precisei passsar pra ir pra princess.... qq duvida vc comenta la q eu te respondo....
parece q o ceceth so vai fazer seleçao em março!!!!!!!!

Cah... disse...

OI Sil... bom qdo fiz a minha 1º entrevista com uma agência se Santos eu estava na net pesquisando sobre pessoas q ja tinham ido a bordo!!! Enfim achei o seu blog que tava no inicio ainda, vc estava escrevendo sobre os valores e sobre a correria de um lado para outro, confesso que fiquei um tanto apreensiva com tanta coisa pra fazer, ai esses dias eu te achei novamente e vc ja esta de volta rsrsrsrsrs parece q foi voando esse tempo(pra vc deve etr sido um eternidade) enfim eu estou nos treinamentos e depois vou aguardar a minha data para embarque!!!! Enfim só vim te dar os parabensss!!

BjoooOOOooo