14 janeiro, 2008

Primeiros requisitos

Estou em Santos na casa dos meus pais. Ontem, depois do almoço fomos conhecer o Concoais (porto de Santos). Nossa, fiquei deslumbrada. Não pensei que fosse tão grandioso. E olha, até agora foi o mais perto que cheguei de um navio de cruzeiro. Hahahaha!!! Vamos fazer assim? Cada dia eu escolho um tema específico e falo sobre ele.Eu li várias coisas e ando falando com algumas pessoas que me passam algumas de suas experiências.
Tudo o que tem que ser feito antes de você pensar em embarcar...
Primeiro vamos aos requisitos:
-Ter um currículo em inglês.
-Ter um inglês suficientemente bom para se manter uma conversa nas entrevistas tanto aqui nas agências quanto com o pessoal do navio (que não falam nada de português). Porque dizer que tem que ter inglês fluente é muito relativo. Aliás, aprendi que em questão de trabalhos em alto mar, tudo, mas tudo mesmo é relativo.
-Ter experiência na área. É o que todas as agências dizem que é necessário, mas muita gente mete as caras e consegue entrar com experiência zero. Sem nem curso e nada. Pode acreditar. Se vc é desinibido e não tem experiência alguma, tente entrar em contato com a Infinity. Lá eles dão um jeitinho p/ vc. Mas esteja bem relaxado, confiante e mesmo que não saiba, tente responder as questões que eles te fizerem na entrevista. (dicas de algumas das perguntas e endereço, logo a cima). Lá eles vão te considerar se você for uma pessoa que passa confiança. Se você não passar nessa pré-seleção e continuar querendo trabalhar num cargo de garçom, por exemplo, e não ter experiência, vc pode tentar nas companhias que trabalham com a Island que é uma companhia de navios que não é muito exigente, mas que também não paga tão bem. Mas já é um começo. Se vc começar lá pode terminar em uma Royal ou Carnival muito bem colocado.
-Ter a plena consciência de que este não é um emprego comum. Você trabalha mais do que imagina que o seu corpo ou sua mente possa agüentar. Então pense... Você tem certeza que quer isso p/ si mesmo?
-Saber com o que quer trabalhar. Pesquisar bastante para não se dar mal. O que na verdade acontece com váááááárias pessoas. Ex: Escolheu ser camareira por ganhar mais, mas na verdade existem vários níveis e você começará recebendo uma merreca, tendo que pagar alguém para ajudar você em certas funções. Pense se vale a pena. Ex2: Tem empregos dentro do navio que são péssimos p/ brazucas. Alguns você não trabalha p/ passageiros e sim para tripulação que é “dura” e aí a gorjeta é um nadica.
E aí é só entrar em contato com alguma agência e esperar. As vezes, esperar muito, as vezes você nem espera. E como vamos repetir várias vezes aqui... Tudo é relativo.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi sou depiladora e esteticista formada pelo senac campinas e estudo o ingles, qero trab em navios vc conhece um agencia q recruta p a area da beleza e estetica?

RoizDoci disse...

Gostaria de saber como deve ser montado esse currículo em inglês. tem algum tipo de padrão a ser seguido?