23 janeiro, 2008

Prós e Contras

Bem, antes de começar a colocar as informações aqui, o mais importante é todos entenderem que o navio é separado por diversos segmentos de trabalho. Estou correndo atrás de uma vaga como crew (tripulação), mas também existem os staffs e os officers. Se você for como staff, as vantagens são maiores, muitas vezes em relação a salário e tempo de descanso.
"Prós e Contras como crew"
Vamos primeiro falar do lado negro.
-Trabalha-se muito. 12 horas por dia ou mais.
-Não se tem Day off. Ou seja, você pode estar na Itália e não chegar a colocar os pés nela.
-Tempos curtos de descanso. Você pode conseguir colocar o pé na Itália e tirar algumas fotos. Nada além de 4 horas. Sendo que essas horas terão que ser bem administradas. Você tem que ir até o quarto, tirar o uniforme, comer e colocar o uniforme antes de pegar no batente de novo.
-Muitos dos tripulantes falam bem mal o inglês, ao contrário do que muitos imaginam.
-Você provavelmente terá que dividir o quarto com alguém. As vezes com uma pessoa, as vezes com 3.
-Você terá que usar algumas horas de descanso para lavar a sua roupa, ou então pagar para que façam isso p/ você.
-Alguns belos Dólares, a hora de internet ou telefone. Se o seu cruzeiro for fazer a travessia da América até a Europa, ou vice e versa, serão 5 dias sem comunicação com nada.
-Dentro do navio, a água tem gosto ruim, comida não se pode levar p/ cabine e a comida do refeitório é sem tempero e repetitiva.
-Caso você cometa alguma falta, é dada uma advertência. Conforme o número de advertências você está fora do navio.
“Se você não prestou o exercito aí está sua chance.”hahahahahaha!!! To brincando.
Agora vamos falar das coisas boas?
-Você conhecerá pessoas do mundo todo e provavelmente fará muitos amigos.
-Enquanto trabalha, você poderá “conhecer” muitos lugares diferentes sem ter que pagar para isso.
-Se você quiser vai poder voltar com um bom dinheiro no bolso. Se você quiser, eu digo, porque já ouvi histórias de pessoas que se empolgaram e compraram várias roupas e eletrônicos e acabaram voltando sem nada.
-Subir de posição dentro de um navio é rápido. A cada contrato seu salário é aumentado e seu trabalho reconhecido. Com possibilidades de isso ocorrer em uma mesma jornada.
-Não ter contas para pagar e nem com o que gastar.
-Festas todas as noites. Ou algum tipo de reunião entre tripulantes, só p/ relaxar e conversar.

-Estar dentro de um navio é como ter uma família muito grande...
-Uma experiência incomparável com nenhum trabalho em terra. Lembranças que durarão a vida toda.

17 janeiro, 2008

Pré-seleção

Bom, fui à minha primeira pré-seleção que eles chamam em inglês de prescreening. Fui com a cara e a coragem, porque eles pedem 2 fotos, currículo em inglês , passaporte, carta de referência e certificados; e eu só tinha as fotos e o currículo. Cheguei lá, devia ter umas 10 pessoas. Conheci uma menina super simpática enquanto estava lá esperando. O namorado dela está no Island Star e ela quer entrar p/ fazer o mesmo que ele no mesmo barco. A pessoa que entrevistou a gente disse que há possibilidades sim. Não é um máximo? Eu nem conhecia ela, e tava torcendo. hahahahaha!!! Ficamos umas 3 horas lá. Que nervoso. Aí me chamaram e... P/ qual vaga você está querendo? Qual a sua pretensão salarial? Você tem experiência? Me diz um pouco sobre ela. E do nada ela começou a falar em inglês me perguntando porque eu queria trabalhar no navio. Eu respondi e ela: Agora você pode pegar uma fichinha alí na recepção e preencher. Ta bom, lá fui eu. Aí o Pessoal lá fora: E aí??? E eu: Sei lá, vou preencher uma ficha. Aí o pessoal falou que se tinha que preencher é porque eu tinha sido selecionada. Agora tem que esperar eles me ligarem ou mandar e-mail de novo p/ fazer a entrevista com a companhia do barco. Essa entrevista será toda em inglês. Acho que se der certo vou acabar como assistant waitress, mas o que eu queria, era trabalhar nas lojas. Ah! Ta valendo. Vamo que vamo!

16 janeiro, 2008

Agências

Bom gente, como nunca vivenciei nada disso que estou escrevendo, por favor, me corrijam caso virem algum erro ou discordem de algo, ok? Estou coletando informações a um tempo e internet sabe como é...Vou colocar aqui uma listas de agências. Essas são contratadas pelos navios para que selecionem brasileiros para trabalhar em cruzeiros.

Infinity
Rio de Janeiro
(21) 2220-4299
Santos
(13) 32247734 / (13) 32246202
http://www.infinitybrazil.com.br/

SunSea
Rio de Janeiro
(21) 2212-0070

Sao Paulo
(11) 3156-6000
http://www.sunsea.com.br

Ceceth
(Curitiba)
www.ceceth.com.br
(41) 3079-9466
(41) 3322-4866


Via World (São Paulo)
viaworld@terra.com.br
(11) 2091-2211
(11) 3774-5921


M/Brazil “Crew” (São Paulo)
www.crew.com.br
(11) 3379-2113
(11) 4521-8443


Staff Work (São Paulo)
http://www.staffwork.com.br/
(11) 2925-0831

Work at Sea “WAS”
www.workatsea.com.br
São Paulo (11) 2626-0398
Rio de Janeiro (21) 3005-3021

Belo Horizonte (31) 2626-2019

Elkin Montoya (Santos)
paismontoya@uol.com.br


Bom o que eu ouvi falar das pessoas que já trabalharam em alto mar foi: Muita gente reclama da M/Brazil, por eles cobrarem uma taxa para que as pessoas se inscrevam ou coisa assim. Para aqueles que não possuem inglês, eles dão a opção de trabalhar em Dubai ou até mesmo na Nova Zelândia. A Staff Work seleciona p/ Princess, um dos melhos navios do mundo. A Infinity, é a melhor agência p/ quem ta meio perdido e ainda nao sabe o que quer. Eles tem varias opçoes de navio e treinam p/ área que vc quiser. O Elkin Montoya recruta pessoas para trabalharem abordo do Costa, que são navios Italianos, pagam em Euro, não precisa de visto, e eles cobrem passagens e cursos obrigatórios. E o resto vou colocando aqui quando tiver mais informações. Há! Tenho uma pré-seleção amanhã na WAS. Vamos ver no que da...

14 janeiro, 2008

Primeiros requisitos

Estou em Santos na casa dos meus pais. Ontem, depois do almoço fomos conhecer o Concoais (porto de Santos). Nossa, fiquei deslumbrada. Não pensei que fosse tão grandioso. E olha, até agora foi o mais perto que cheguei de um navio de cruzeiro. Hahahaha!!! Vamos fazer assim? Cada dia eu escolho um tema específico e falo sobre ele.Eu li várias coisas e ando falando com algumas pessoas que me passam algumas de suas experiências.
Tudo o que tem que ser feito antes de você pensar em embarcar...
Primeiro vamos aos requisitos:
-Ter um currículo em inglês.
-Ter um inglês suficientemente bom para se manter uma conversa nas entrevistas tanto aqui nas agências quanto com o pessoal do navio (que não falam nada de português). Porque dizer que tem que ter inglês fluente é muito relativo. Aliás, aprendi que em questão de trabalhos em alto mar, tudo, mas tudo mesmo é relativo.
-Ter experiência na área. É o que todas as agências dizem que é necessário, mas muita gente mete as caras e consegue entrar com experiência zero. Sem nem curso e nada. Pode acreditar. Se vc é desinibido e não tem experiência alguma, tente entrar em contato com a Infinity. Lá eles dão um jeitinho p/ vc. Mas esteja bem relaxado, confiante e mesmo que não saiba, tente responder as questões que eles te fizerem na entrevista. (dicas de algumas das perguntas e endereço, logo a cima). Lá eles vão te considerar se você for uma pessoa que passa confiança. Se você não passar nessa pré-seleção e continuar querendo trabalhar num cargo de garçom, por exemplo, e não ter experiência, vc pode tentar nas companhias que trabalham com a Island que é uma companhia de navios que não é muito exigente, mas que também não paga tão bem. Mas já é um começo. Se vc começar lá pode terminar em uma Royal ou Carnival muito bem colocado.
-Ter a plena consciência de que este não é um emprego comum. Você trabalha mais do que imagina que o seu corpo ou sua mente possa agüentar. Então pense... Você tem certeza que quer isso p/ si mesmo?
-Saber com o que quer trabalhar. Pesquisar bastante para não se dar mal. O que na verdade acontece com váááááárias pessoas. Ex: Escolheu ser camareira por ganhar mais, mas na verdade existem vários níveis e você começará recebendo uma merreca, tendo que pagar alguém para ajudar você em certas funções. Pense se vale a pena. Ex2: Tem empregos dentro do navio que são péssimos p/ brazucas. Alguns você não trabalha p/ passageiros e sim para tripulação que é “dura” e aí a gorjeta é um nadica.
E aí é só entrar em contato com alguma agência e esperar. As vezes, esperar muito, as vezes você nem espera. E como vamos repetir várias vezes aqui... Tudo é relativo.

13 janeiro, 2008

Me informando...

Hoje liguei lá em Minas Gerais, p/ bater um papo com uma pessoa que já teve esta experiência também. É, ele desistiu, no seu primeiro um mês e meio de trabalho, sendo que seu contrato era de 9. Ele tinha ido pela Infinity e o navio era Costa (que ele me disse que é o único navio a pagar em Euro) Também falei com a garota que mencionei a baixo. Ela tinha trabalhado em um cruzeiro pela costa brasileira no começo do ano (2007), aí eu a conheci pessoalmente quando ela estava de partida para sua segunda jornada, mas desta vez era internacional, ambos pela empresa M/Brazil. Ela saiu daqui em agosto, que eu me lembre... E também desistiu no final. É... É brabo... Não é p/ qualquer um não. 12 horas de trabalho no mínimo, e a galera diz que sempre tem que trabalhar mais que isso. Sem dia de folga... O mineiro disse p/ mim que o navio atracou em Marrocos, e que ele e os colegas tinham 1 hora e meia p/ conhecer. Ele disse que foi até o quarto, trocou de roupa, passou na cozinha, pegou um pão com qualquer coisa dentro e entrou em um táxi com os amigos p/ ver se conseguia tirar pelo menos umas fotos e voltar. Punk! Mas ele também disse que vale a pena tentar. Que da p/ tirar uns 2000 Reais por mês, como auxiliar de garçom (assistant waitress) mas que você tem esse dinheiro p/ você e não gasta, porque no navio tem tudo. Você acaba gastando só com cartões postais e internet, p/ manter contato com o povo aqui do Brasil.Entrei também no Orkut, com a senha de uma amiga, e vi várias comunidades de pessoas que já embarcaram e que estão embarcando. Conheci outra agência, mas é lá no Rio. O nome é Astral-Crew. O pessoal lá é muito atencioso, também mandei meu currículo p/ eles.

12 janeiro, 2008

Do começo.

2007 foi assim...Saí de mais um de alguns empregos da minha vida. Pela primeira vez comecei a achar que não era isso que eu queria p/ mim, e aí eu não dormia mais direito e só ficava pensando nisso. Gosto do que faço, mas não do jeito que sou obrigada a fazer. Sou “designer gráfica”, mas acho muito injusto trabalhar nesta área. Fiquei meio confusa sem chão. Até que falei com uma amiga por telefone, que me contou de uma amiga dela que havia trabalhado em um navio. Na mesma hora me interessei. Mas foi complicado porque não tive apoio de quase ninguém e quis guardar segredo. Pouca gente sabia. Uns acharam loucura, outros acharam legal a idéia, até eu entender que quem tinha que achar era eu e ninguém mais.Morei um ano na Austrália e sempre tive o sonho de voltar p/ ficar, mas sempre foi um sonho distante porque nunca consegui imaginar como eu iria chegar até lá de novo. Depois dessa idéia e de um curso no SEBRAE que fiz, escrevi todo um plano de vida até meu objetivo. Tracei várias metas e imaginei uma escadaria. Cada degrau me faria mais perto de onde eu queria chegar. 2007 foi um ano de muitos cursos. No SENAC fiz: de camareira, garçom, bartender e barista. Reforcei meu inglês e me senti mais confiante, principalmente para escrever.Tirei uma graninha com alguns eventos também.Conheci algumas pessoas que já fizeram este tipo de trabalho e, mandei muitos currículos p/ empresas como Infinity e M/Brazil. E agora estou aqui esperando ver o que vai acontecer. E como queria deixar tudo registrado aqui vamos nós!!!