07 julho, 2014

Último embarque Costa - "Desabafo"


Depois de muito tempo após o meu último embarque, gostaria de deixar aqui registrado certas reclamações e opiniões sobre a vida em alto mar com a minha visão de hoje.

Embarquei 3 vezes no total. A primeira vez no Island Escape e outras duas na Costa.
No Island foi legal. Foi meu primeiro embarque. Tudo novidade. Trabalhava só “10h por dia”, mas tinha off toda semana, o que me dava o direito de trabalhar somente um período e desfrutar de outros (bem maiores do que o normal), estando abordo ou não. Mas essa companhia, que a pesar de ser a que tinha os cruzeiros mais baratos da Europa, ou seja com hospedes mais simples,  foi minha melhor experiência entre as 3.
Morei em duas cabines. Ambas dividia a cabine com 4 meninas, mas a segunda tinha janela, o que fazia toda diferença e o que nunca mais aconteceu comigo a bordo. Mas resolvi mudar de companhia, pois eles pagavam em dólar e eu estava trabalhando como assistente de garçom, o que não me animava muito.  
Foi aí que mudei p Costa, que na época pagava em Euro (hoje não mais). E que me deram a oportunidade de trabalhar no bar, ganhando bem mais, com comissão e gorjetas mais gordas.
O primeiro embarque foi incrível! Fiquei exatamente 7 meses e meio. Tive a incrível experiência de passar por um drydock em Palermo o que me deu a oportunidade de passar 2 semanas me divertindo, passeando, saindo a noite, coisa que dificilmente se faz quando está no navio, a não ser que tenham overnights (em que o navio atraca durante o dia e só sai no dia seguinte).
O meu navio era o Mágica, que é um navio intermediário na minha opinião, pois existem muitos melhores e muitos piores na companhia.  A grana era alta e os lugares que o navio passava eram incríveis. Foi o navio que fez com que se tornasse possível um relacionamento que dura até hoje com o homem com quem me casei. Mas depois do desembarque começou a dor de cabeça.
Desembarquei e exatamente 4 meses depois não tinha data p reembarcar. Como não é um trabalho registrado você não quer ter muito tempo de férias já que não lhe pagam nesse período. Tentei ligar algumas vezes na agência que me embarcou em Santos. Infinity. Não me atendiam ou davam respostas como: O seu nome ainda não está no sistema... Comecei a entrar em desespero. Já o meu namorado na época, hoje marido, desembarcou uns meses depois com uns amigos nossos também do bar, já com a data de reembarque p menos de um mês. O que tb não era justo p alguém que havia ficado 8 meses embarcado, trabalhando direto, sem nem um dia de folga se quer. Não fazia sentido já que nossas avaliações eram as mesmas. Bom, o que nos restou na época foi ir até Santos pessoalmente tentar resolver o problema e a resposta foi a mesma: que meu nome não estava aparecendo ainda e mais, que meu marido poderia adiar a data, mas sem previsão para reembarque.
Foi quando alguém mencionou que havia um professor na faculdade de Santos, chamado Elkin Montoya que era agenciador e que além de poder nos ajudar poderia embarcar nós dois juntos. Para que todo o processo pudesse acontecer nós teríamos que pedir a transferência de uma agência para outra o que gerou a maior dor de cabeça. O pessoal da Costa lá em Gênova na Itália, ligou p Infinity perguntando o que tinha acontecido, porque 2 tripulantes queriam mudar de agência. Acredito que para que a agência não saísse prejudicada, falou mal de mim o que não justifica o e-mail mal educado e nada profissional da Denise, uma brasileira (representante da Costa no Brasil) que foi até que simpática comigo na primeira entrevista que fiz pela companhia. Este, vou copiar aqui pois foi algo desnecessário que guardo até hoje comigo. Lembrando que em momento algum faltei com respeito com a empresa e me senti obrigada a enviar um e-mail me desculpado de tudo caso contrário poderia nem reembarcar mais.


Dear Mrs Silvana ,

Please be aware of the following important information:

1- The embarkation date is not given by the recruiting agent BUT BY THE COMPANY.
2- The recruiting agents  ARE NOT ALLOWED to create any embarkation date for any of their crewmembers
3 - Mr.Montoya is not a magician that takes out from his hat a date for you .So do not believe in the nonsenses that your friends tell you .
4- Infinity is doing a great job with Costa  as well as Mr. Montoya or any other of our recruiting agents .
5- If Infinity did not advised you about your date it is only because they don't have this information and as you say in Brazil , I think that Infinity has not time to play " de esconde esconde " with their crewmembers.
6- If the reason to change agent was the one you argued with Mrs Jerusa I consider you from now on unprofessional and very infantile .

Anyway good luck with Mr. Montoya.
Regards 

Primeiro pergunto: Ante professional, eu? Infantil eu? Serááááá???
As piores partes para mim foi ler onde ela diz que o Elkin não é um mágico e não tira as datas da cartola e a outra foi que eles da Infinity não brincavam de escode esconde com os tripulantes.
É muito triste você ser ofendido assim de graça, ainda mais quando precisa muito de ajuda. Talvez me sinta melhor compartilhando com todos aqui, talvez não. Mas pelo menos espero que não me sufoque mais essa lembrança. Na época não queria prejudicar o Elkin que foi muito, mais muito legal com a gente. Graças a ele embarcamos muito rápido e no mesmo navio com apenas uma semana de diferença e nos casamos logo depois. Mas fiquei sabendo que ele não agencia mais, por isso senti a liberdade de escrever tudo isso aqui hoje. Não sei se ele é mágico, mas o vejo como um anjo que nos embarcou em menos de duas semanas depois de termos nos agenciado com ele. Sei que no lugar do meu marido uma garota deveria embarcar, mas ele foi com todo o jeitinho e conseguiu que ele embarcasse no lugar. Se eu pudesse, garantiria um lugarzinho dele no céu.

Sei que existem companhias melhores como Princess e Starboard, mas que infelizmente não exigem muitos brasileiros a bordo e por esse motivo eles não tem tanto interesse em recrutar tripulantes brasileiros como Costa, Royal e MSC que são empresas médias na minha opinião.
Enfim, não sei se este blog ainda serve de conselho para curiosos deste mundinho em alto mar, mas quero deixar registrado aqui que se pudesse reembarcar, faria isso diretamente com as empresas e me candidataria para trabalhar como fotógrafa ou vendedora de loja, que são empregos de staff, ou seja, tripulantes mais respeitados considerando que a comida é melhor (pois o restaurante é separado), o salário nem é tão bom quanto no bar e dos garçons do restaurante, mas pode descer em todos os portos, sendo fotógrafo p fotografar os passeios, sendo lojista porque as lojas fecham quando o navio atraca, e ambos tem um contrato menor de trabalho. Procuraria conhecer alguém que trabalhasse nessas áreas no navio e pediria mais informações. Lembrando que seu inglês tem que ser um intermediário avançado e que nada como uma boa lábia não te ajude na hora da entrevista. Seja simpático, positivo e mostre que este emprego é tudo o que mais quer na vida agora.  

Nenhum comentário: