28 fevereiro, 2009

Bagagem e + dicas

Para compensar o tempo que fiquei sem escrever, vou dar algumas dicas hoje. Um tópico recheado de informações. Espero que gostem.
Primeiro, queria dizer para quem tiver alguma dúvida, deixar o e-mail, porque se eu estiver em terra, com certeza respondo, ok?
A internet no navio é bem cara. Cada navio um preço, mas todo mundo reclama. Eu pagava 10 euros 4 horas de internet. Agora, se você tiver seu laptop, dependendo do porto, tem internet grátis, as vezes dentro de shopping, lanchonetes...O telefone deve ser igual em todo navio. Você compra um cartao (OceanCall) que custa 10 Dollares e fica por volta de uma hora falando. É caro também. Só p/ emergências, casos de extrema saudade, se não, deixa p ligar nos portos que é beeeeeem mais em conta. Logo que você chegar, já passa na recepção e pede o número do telefone do navio, aí o pessoal da sua casa tem como falar com você, direto na cabine, caso aconteça qualquer coisa.

Meu conselho é: (E é bom levar em consideração, porque eu ouvi um monte de besteiras antes de ir e dancei) Leve uma mala daquelas duras de rodinha, pq você vai ter que levar ela p/ cima e p/ baixo e as vezes, não tem ninguém para ajudar. Leve uma grande (como a maioria das meninas fazem), mas não encha. "É besteira essa coisa de levar mala dobrável, pouca roupa porque você fica a maior parte do tempo de uniforme." Nem eu que não curtia ficar indo ao bar toda noite, sempre senti falta de umas roupinhas minhas... Leva um pijama e uma camisola, chinelo, um sapatinho social e um bem confortável p/ você se aventurar fora do navio, seja lá onde você estiver. Leve biquíni (sunga) sim. Vc nunca sabe quando tem piscina no navio e se ele vai atracar em algum lugar que dê p mergulhar. Maquiagem, mesmo que você não tenha o costume de usar, vai precisar lá. Elásticos de cabelo, redinha, presilhas Tictac, são fundamentais, isso você vai ter dificuldade de comprar lá fora e se achar vai ser caro. Remédio eu me arrependi de não levar. Fiquei gripada um monte de vezes e se tivesse tratado logo no começo com Resprim, ou qualquer outro, não teria ficado tão mal. Você se sente mal, vai ao médico, e é sempre o mesmo remédio forte que eles te dão. Dispensa do trabalho, só com febre, com o corpo todo empipocado de alergia, ou vômitos e diarréias persistentes. Fora isso, vai trabalhar com dor e mal estar. Leve uma saia (bermuda) e uma calça que você possa repetir sem ficar feio, tipo jeans e várias blusinhas (camiseta), um vestido e um casaco pesado, porque mesmo que você vá no verão acaba pegando inverno no final no contrato, ou em algum lugar diferente que o navio parar. O mesmo serve para os meninos, mas com menos detalhes. Procurei colocar algumas dicas masculinas entre parênteses.
A roupa de cama do navio que eu trabalhei era horrível, furada, manchada e fedida, fora que tinha aquela cor de burro quando foge. Eu não sou fresca não, e mesmo assim aquilo acabou me incomodando, porque você sente a necessidade de chegar na sua cama dormir bem, sentir um cheiro agradável... Eu me arrependi de não ter levado uma roupa de cama qualquer, pelo menos para intercalar com a deles. Quando eu for de novo, levarei uma roupa de cama e duas fronhas. O mesmo acontece com a toalha. Leve uma mesmo que pequena. Não tem nada mais gostoso que chegar do trabalho, tomar um banho e se enxugar com uma toalha colorida, perfumada... Aquela corzinha desanima, deixa o clima ainda mais pesado. Não sei se vocês vão me entender, mas estou tentando passar coisas que eu senti lá dentro. Um despertador com luz, uma lanterna p/ não incomodar os companheiros de quarto ou p/ algum apagão, um livro, papel, caneta e envelope (isso se você gostar de escrever).
Se você fizer sua carteira de trabalho (Seaman´s Book) logo que chegar no navio vai ter direito a uma porção de coisas, inclusive voltar p/ Brasil com o dobro de peso de um passageiro comum. Não se esqueça, porque eu fui deixando p/ depois e acabei não fazendo. Uma pena, minha sorte foi ter descido aqui no Brasil. É uma carteira de trabalho somente usada em alto mar, onde são registratos todos os seus contratos. Não sei dizer o porquê, mas a Costa não trabalha com isso.
Lembrei de um detalhe importante, beba bastante água enquanto estiver no navio, porque é normal as meninas terem infecção urinária. Compra em algum porto, deixa no frigobar (se tiver) e bebe sempre que estiver no quarto. A água do navio é uma mistura de água do mar tratada, água pura e cloro. Tanto p/ passageiro quanto p/ tripulante. Pelo menos no navio que eu trabalhei. A água saía branca de cloro, outro dia amarela e dificilmente transparente. Não custa avisar, porque eu tive infecção lá.
Opa, e mais um detalhe. Esse é interessante. Um amigo me perguntou como eu sobrevivi com a minha rinite esse tempo todo. Gente, foram os primeiros 6 meses da minha vida sem rinite. Maravilhoso!!! Dizem que é o mar. Uma amiga disse que tem até um remédio que já está a venda nas farmácias, em que um dos componentes, é a água do mar. MILAGROSO!!!


22 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo blog Sil. Sempre com otimas dicas. Adorei sobre a parte da rinite. Mesmo de longe to torcendo por vc.

Daiane

Anônimo disse...

Eu também tenho rinite! Para o mar então, todos que padecem desse mal. :o)
NeRo :-P

puts!! disse...

Oi Sil adorei seu blog BEM LEGAL
eu vou embarcar nessa de navio tambem, vou pela Royal como Mess Attendant
Li que tem uma carteira de trabalho o que é isso?
Bom de vc poder me ajudar em algumas coisinhas agradelo des de ja meu email é
anacarol74@gmail.com
beijos e boa sorte

Lili disse...

Ei Sil,
Meu nome e'Lilian, e estou querendo trabalhar em um cruzeeiro... tem tudo no seu blog, mas mesmo assim queria conversar.
Eu tenho bastante ideia do que foi essa experiencia, pq acabei de chegar de um intercambio no Canada.
Mas mesmo assim queria alguma dicas sobre navios e empregos.
Me mande um email se vc puder me ajudar.

meu email e' lilikinhasantana@gmail.com
beijos

Unknown disse...

Oi,Sil, queria conversar com você sobre suas experiências, pois estou querendo entrar nesse meio, mas estou meio receosa ainda por não ter certeza do que vou encontrar...hehe
Se puder me adiciona: fe_maciel_mp@hotmail.com

Unknown disse...

Oi Sil!
Me chamo Bianca, e entrei sem querer no seu blog. Eu estava à procura do site da Astral Crew e em fim... apareceu o seu blog no meio...
Gostaria muito de trocar umas idéias sobre.
Anota meu e-mail: biancadp1502@gmail.com, ou me add no MSN que é: bianca15_02@homtail.com

E PARABÉNS PELO BLOG! TÁ SHOW DE BOLA!
ALL THE BEST 4 U!

Leopessanha disse...

Primeiro queria agradecer a essa pessoa maravilhosa que "É a Sil!". Muito me ajudou, tem ajudado e ajudará nessa tarefa de conseguir os desafios dessa vida. Somente uma pessoa tão especial como ela para ajudar a desconhecidos com toda a presteza e delicadeza próprias de uma flor. Muito obrigado por tudo que têm feito. Você é especial, nunca se esqueça disso.

Beijos e mais beijos. Leo.

Anônimo disse...

CARA!!MUITO BOM MESMO!!.OI SIL TAMBEM DE BOBEIRA ACHEI O SEU BLOG,E FOI FANTASTICO!.TAMBEM ESTAREI ENTRANDO NESSA EM JUNHO E ESTAVA EM PANICO GERAL,MAIS DEPOIS DE VER ESSE ARTIGO SEU,CARA!FOI SEM PALAVRAS AH!ME CHAMO BARBARA MACHADO SOU DE SALVADOR BAHIA.SE VOCE QUERIA AJUDAR NOIS POBRES MORTAIS E SEM NOCAO DO QUE Ë TRABALHAR EM NAVIOS!CARA!COMSEGUIO PARABENS!!!.E BOA SORTE VIU..barbaramachado20@hotmail.com

Rose Leal disse...

Oi SIl, cou fazer o STCW na próxima quinta-feira em Curitiba. Sou de fpolis e pretende trabalhar em cruzeiros também. Morei na Itália e tenho um pouco experiência e resturantes e bares.
Estava com dúvida sobre o que levar e suas dicas foram ótimas.
Já add seu blog no meu favoritos e estarei sempre acompanhando.
Bjs

Bruno disse...

No mar não tem tanta poeira/pó/poluição no ar (principalmente criada pelos carros aqui em terra)... é por isso que as pessoas que tem rinite não sofrem tanto desse mal.

Eli Carlos Vieira disse...

Sil...parabéns pelo Blogão!!!!
Baum demais! (Em breve transfomarei o meu blog em algo como o seu....mas por enquanto ele tem o meu perfil "em terra"..)

Quero saber se você tem contato de alguém que é ou já foi bellboy em navio...
Essa será minha posição no MSC, a partir de agosto/setembro (previsão de meu embarque).

Beijão!!!!
eLi
:-]

Thais(dandara_knust@hotmail.com) disse...

Oi Sil, adorei seu blog, otimas dicas!!! Mas ainda tenho uma duvida!! Da pra fechar um contrato com o cruzeiro sem ter que pagar uma empresa?? Vc pagou? qt foi? Eu vi a M/ Brasil eles cobram 3 mil reais!!

Roberto disse...

Olá Thais
eu estou embarcando dentro de alguns meses pela MSC, o custo de apenas R$ 800,00 pelo curso de stcw, o que é obrigatório, e voce gastará mais ou menos mais uns R$ 500,00 que é o custo com passaporte, exames médicos...emfin: detalhes, se eu puder te ajudar me envia e-mail: roberto.rjo@gmail.com

Beta disse...

Não entendi a parte do "fizer sua carteira de trabalho logo que chegar no navio"...fazer onde? Vc não tinha carteira? E quem já tem?

Stella disse...

Oi, Sil adorei o seu blog!
Estou mandando meu curriculo para todas as companhias q estou achando!
Tive resposta de 3!

queria mais informaçoes se puder me ajuadar!

e-mail: violet-lotus@hotmail.com
stella.bruxinhafeliz@gmail.com

Stella Maris disse...

Flor, a cada vc me ajuda mais, te adoro sabia!

E seu blog não só ajuda como da apoio pro pessoal que quer engressar nesta area, divertida e ao mesmo tempo complexa!

Obrigado por tudo!!!

bjus te adorooo

Unknown disse...

ooooooi, achei teu blog sem querer, primeiro queria dizer qe ele ta super legal, adoro ler as saus historias... eu tava pensando em entrar nessa de trabalhar em navio, mas tenho muito medo de nao aguentar e ficar fraca! penseo em mtas coisas, qntas hrs vou trabalhar, qnto vou ganhar, se vale a pena, se vou ficar nessa vida pra sempre, enfim uma serie de duvidas rs entaao se vc puder me dar umas dicas ! ah o meu e-mail é caroline.oliveira016@gmail.com se puder me mandar um email agradeço ou adc do msn carolzinhaah.s2@hotmail.com !
booom espero sua resposta!
beijos

Raul de Sá disse...

Olha, valeu pela dica sobre a água do Navio. Obrigado.

ANDRE disse...

Olá, pode me adicionar no msn.
navuta@hotmail.com
Me manda um email tb pra gente se comunicar.
lucio.salles@gmail.com

Anônimo disse...

Sil! Acho que vc é a amiga da luisa não? Se for mesmo, eu sou amigo dela tb! E estarei indo fazer a entrevista na infinity! Depois quero conversar com vc! Por favor, me adiciona no msn luizgmb86@hotmail.com , ou então me manda algum email pra eu entrar em contato! bjão!

Francyne disse...

Olá! Adorei seu blog,e obrigada pelas dicas!!! Estou fazendo o curso da Costa,vou trabalhar como Snack STRD.
Abraço!

andre disse...

Oi visite meu blog
http://colorir-e-pintar.blogspot.com/